Não fala português? O tradutor te ajudará a ler estas ideias. (Ps: a tradução não é literal!!!)

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 21 de junho de 2008

A palavra perdida

A bedicência, segundo Equipo Gama-Virtudes y Valores - http://es.catholic.net/

Autor: François-Xavier Faure, L.C.

Impossível encontrar em algum dicionário a palavra "BENEDICÊNCIA". Nem o computador, por mais eficaz que seja na correção automática, sempre muda para "beneficência"... Sem dúvida será uma pena que este furo de nossos dicionários manifeste a ausência desta VIRTUDE em nossas vidas.

Esta palavra vem do latim: 'bem' e 'dizer'. Sua definição seria: disposição firme e constante que faz difundir o bem e silenciar o mal que não deve ser dito.
Mas e então como colocá-la em prática? Proponho três formas para viver esta virtude em nossas vidas:

Em 1° lugar falar bem do que está bem e abrir o espírito ao que há de bom e belo no mundo. Se temos que escolher entre comentar o último escândalo do tele-jornal ou falar em família da viagem do Santo padre, o Papa, aos Estados Unidos, porque não falar do Papa?

O nível seguinte consiste em esforçar-se para falar bem de uma pessoa concreta. O exemplo Jesus Cristo nos dá quando fala às multidões que o seguiam sobre um centurião romano: <> (Lucas 7,9). Para um judeu que sofria a ocupação romana não era nada fácil dizer algo assim.

E finalmente para ilustrar o lado mais perfeito da benedicência, Santa Teresa de Lisieux nos ajuda. Em seus escritos autobiográficos confessa que uma carmelita particularmente lhe era antipática. Mas em vez de evitá-la, se comportava assim com ela: sorria cada vez que passava por ela, de tal forma que um dia a tal carmelita lhe perguntou: “Porque tu sorris para mim cada vez que me vê?” E Teresa respondeu: “É porque fico contente em ver-la”. Contente?! Sim, mas em um nível superior. Teresa ficava contente de poder oferecer à Deus este pequeno sacrifício. Mas isso parece não ter muito a ver com a benedicência, porém em realidade é exatamente a mesma virtude vista a fundo... Se Teresa tivesse que falar dessa carmelita, teria falado dos seus defeitos?

A virtude da benedicência é verdadeiramente uma virtude capaz de transformar corações, o coração de quem a pratica e o coração de quem nos rodeia. É um verdadeiro meio de evangelização. Podemos fazer a experiência de semear cada dia um pouco desta benedicência e veremos como é capaz de transformar o ambiente em que vivemos e ate nosso local de trabalho.

Vence o mal com o bem!


E eu que farei por Cristo e por meus irmaos esta semana, diante do tanto que fazem por mim?